FacebookPixel
Notícias
A companhia perfeita para o seu café
Notícias
voltar \ Aquecedores em casa? Assim se pode poupar na fatura da luz

Aquecedores em casa? Assim se pode poupar na fatura da luz

17 nov 2021
Aquecedores em casa? Assim se pode poupar na fatura da luz
Um sistema de aquecimento verificado regularmente funciona melhor, é mais seguro e permite poupar dinheiro. Sabe como. Fonte: Idealista News

O preço da energia está a aumentar e já se sente nas contas para pagar no final do mês. Assim, e com o inverno a bater à porta, é mais importante que nunca perceber como poupar no aquecimento doméstico, sobretudo para quem usa radiadores. Deixamos-te algumas dicas úteis.
 

Manutenção de aquecimento

A manutenção da caldeira e dos radiadores é o primeiro passo para poderes poupar aquecimento, mas também é fundamental, antes de mais, para a segurança. Um sistema de aquecimento verificado regularmente funciona melhor, é mais seguro e permite poupar dinheiro.
 

Antes de usares os radiadores, e para garantir que eles funcionam da melhor forma, eles devem ser purgados. A purga do ar presente nos radiadores permite que o seu funcionamento atinja a máxima eficiência, uma vez que podem formar-se verdadeiras bolhas de ar nos radiadores, que acabam por dificultar o bom funcionamento do sistema de aquecimento.
 

Regular a temperatura da casa

Embora possa parecer estranho, para aquecer bem a casa e economizar no aquecimento é necessário baixar a temperatura dos radiadores. No mínimo, não ultrapassar os 18-20 graus, que é a temperatura interna que garante os maiores benefícios em termos de saúde e bem-estar. Pensa também que reduzir a temperatura do termostato em apenas um grau pode economizar 7% na fatura.
 

Para quem tem aquecimento automático, o cronotermostato é um grande aliado que permite regular os tempos de ligar e desligar do aquecimento, podendo mesmo dividir a casa em zonas, evitando assim desperdícios desnecessários.
 

Truques para poupar no aquecimento

Para garantir um aquecimento mais rápido e eficiente dos radiadores, deve-se tomar cuidado para remover obstáculos como mesas, cortinas ou roupas. Da mesma forma, boas janelas e filtros de ar ajudam decisivamente a evitar que o frio entre em casa.
 

Além de ventilar a casa e, portanto, abrir as janelas nas horas mais quentes do dia, também é importante instalar painéis reflexivos entre o radiador e a parede (em alternativa, folhas de alumínio também são boas), a fim de evitar dispersões desnecessárias, aumentando efetivamente a eficiência dos radiadores.

Veja Também