FacebookPixel
Notícias
A companhia perfeita para o seu café
Notícias
voltar \ Como aquecer a casa de forma sustentável (evitando radiadores)

Como aquecer a casa de forma sustentável (evitando radiadores)

13 jan 2022
Ligar os radiadores da casa pode ser um gasto desnecessário, especialmente se a maioria das horas for passada na mesma divisão. Fonte: Idealista News

As baixas temperaturas do inverno significam que, quando chegamos a casa, a primeira coisa a fazer seja aumentar a temperatura do termostato. Atualmente, a maioria dos apartamentos ou moradias possui aquecimento central, que quando ligado aquece todos as divisões da casa ao mesmo tempo.
 

Mas ligar todos os radiadores da casa pode ser um gasto desnecessário, especialmente se a maioria das horas for passada na mesma divisão, como a sala de estar ou mesmo o escritório, agora que há teletrabalho. Nesses casos, o ideal seria poder aquecer apenas a divisão onde estamos, e não precisar ligar o aquecimento de todo o imóvel. Portanto, existem algumas alternativas que podem ajudar-te caso tenhas esse problema.
 

Salamandra a pellets

 

É verdade que os fogões e lareiras tradicionais poluem muito por gerarem altas emissões de CO2, mas uma solução diferente e que respeita o meio ambiente são as salamandras a pellets. Os pellets são um produto residual do processamento industrial da madeira, portanto, resultam de uma operação de reciclagem.
 

Salamandra a pellets
Gtres
 

Ar condicionado

O ar condicionado tem vantagens e desvantagens. Por um lado, é um aparelho que nos fornece tanto calor no inverno quanto ar frio no verão. Além disso, não gera resíduos no ar, tornando-se um recurso muito limpo. No entanto, requer um consumo de energia superior a outros métodos, especialmente se for uma divisão com mais de 50 metros quadrados (m2), sendo por vezes mesmo necessário colocar dois aparelhos para aquecer toda a divisão.
 

 

Ar condicionado
Gtres

ar condicionado tende a gerar muita secura no ar, o que pode afetar a pele ou a saúde, requer limpeza regular e se a temperatura exterior for muito baixa, o motor funcionará com dificuldade e exigirá um maior consumo de energia.

 

Painéis de aquecimento

Este sistema é um pouco menos conhecido que os anteriores, mas é uma boa opção para aquecer a casa, por vários motivos: os painéis de aquecimento emitem calor através de raios infravermelhos. Esses raios não são prejudiciais ou visíveis, em vez de apenas serem libertados no ar da divisão, eles aquecem diretamente objetos sólidos ao seu redor, incluindo pessoas. Desta forma, recebemos calor rapidamente, poluímos menos e economizamos no consumo de eletricidade.
 

Piso radiante

Já na Roma antiga eles colocavam canos de água quente sob o chão para aquecer as casas da alta sociedade. Hoje, essa técnica foi bastante modernizada, mas a ideia principal é a mesma. Através de um sistema de tubos de água quente ou cabos de aquecimento elétrico, podemos fazer com que o pavimento liberte calor por toda a divisão. O sistema de tubagem não precisa de água em altas temperaturas, basta atingir os 30 graus.

 


Piso radiante
Flickr/Creative commons
 

Bom isolamento da casa

Mas se o que realmente queremos é economizar no consumo de aquecimento, o mais importante é que os ambientes sejam bem isolados.
 

Existem vários tipos de isolamento térmico, desde poliestireno, espuma de poliuretano ou lã de rocha ou vidro. Todos eles são diferentes, por isso, dependendo das características da casa, podes escolher o que mais te convier.
 

Também é importante que tenhas janelas eficientes. É um investimento que, no início, pode envolver um custo maior, mas no longo prazo vai compensar, uma vez que irás gastar muito menos com o consumo de energia elétrica, fazendo com que as contas da casa baixem consideravelmente.

Veja Também
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome  
   
Contacto
 
Mensagem