FacebookPixel
Notícias
A companhia perfeita para o seu café
Notícias
voltar \ Como aquecer a casa nos dias mais frios? Dicas amigas da carteira

Como aquecer a casa nos dias mais frios? Dicas amigas da carteira

22 nov 2021
Como aquecer a casa nos dias mais frios? Dicas amigas da carteira
Deixar o sol entrar e isolar as janelas e portas são duas formas económicas de reter o calor em casa. Fonte: Idealista News

frio chegou de vez a Portugal. Com a passagem de uma massa de ar polar, os termómetros desceram em todo o país uma média de 6 a 7 graus celsius. É a hora de aquecer a casa, vestir uma peça de roupa extra e de preparar bebidas quentes. Mas com os preços de energia em alta e a baixa eficiência energética das casas, quais são as melhores soluções para aquecer a casa no inverno? Na verdade, há várias alternativas para enfrentar o frio sem que isso represente uma grande despesa para a tua carteira. Toma nota.
 

Deixar o sol aquecer a casa

Sol ajuda a aquecer a casa
Foto de Andrea Piacquadio en Pexels
 

Uma forma de aquecer a casa sem gastar dinheiro passa mesmo por aproveitar o calor do sol. Por isso, se o sol espreitar logo pela manhã, abre as persianas e as cortinas e deixa a luz entrar. Mas atenção, deixa a janelas fechadas para que o frio fique no exterior. O vidro das janelas permite que a energia do sol entre, mas não a deixa sair. 
 

Assim que o sol se põe, é hora de fechar as persianas ou portadas, para que consigas manter o calor dentro de casa. Isto é especialmente importante se não tiveres janelas duplas ou com bons isolamentos, pois evita que o valor desapareça.
 

Isolar janelas e portas da casa

Isolar as janelas e portas para aquecer a casa
Foto de Laurie Shaw en Pexels
 

Esta é uma dica essencial para aqueceres a casa nos dias mais frios de inverno. Podes começar por procurar potenciais fugas de calor, verificando as janelas, portas, tubos de água, caixilharias… Depois de encontrares as tais fissuras por onde escapa o calor, é hora de arregaçar as mangas e pôr mãos à obra. Há várias soluções de isolamento baratas. Podes fazê-lo com fita adesiva, borracha ou espuma que se vendem em qualquer drogaria.
 

No caso das portas, podes tapar as frestas com um “chouriço”. Desta forma, evitas que haja correntes de ar e garantes que o ar quente da tua casa não vai dissipar. E se tiveres uma chaminé em casa que não está a ser utilizada, também é importante que a feches para que o calor não fuja.
 

Reaproveitar o calor do aquecedor

Reter o calor dos aquecedores
Foto de Снежана en Pexels
 

É possível reaproveitar o calor do aquecedor que tens lá em casa. Como? Colocando papel de alumínio entre o aquecedor e a parede, para refletir o calor de volta para a divisão. Mas atenção: não deves bloquear as saídas de ar e calor dos aquecedores. Desta forma, podes diminuir o tempo de utilização do aquecedor e poupar na despesa da luz no final do mês.
 

Outra dica: se fizeres pratos no forno também podes aproveitar o calor para aquecer a casa. Para isso, basta que no final deixes a porta do forno aberta para que o calor se espalhe pela divisão.
 

Reter calor na decoração da casa

Como aquecer a casa no inverno
Foto de Sand Atkinson en Pexels
 

Sim, há vários elementos decorativos que têm o poder de reter o calor ou de isolar a casa. Por exemplo, o mobiliário e as peças de decoração ajudam a ter a casa mais quente e acolhedora no inverno, assim como as estantes de livros. No caso dos móveis, deves mesmo colocá-los junto às paredes para evitar fugas e preservar a temperatura no interior.
 

Outra dica passa mesmo pela aposta no têxtil. Opta por almofadas, cortinas e mantas com tecidos quentes que ajudam a reter o calor. Além disso, também é importante colocar tapetes nas divisões. Isto porque criam outra camada de isolamento no chão.

Preencher paredes da casa

Como manter a casa quente
Foto de Tima Miroshnichenko en Pexels
 

As paredes da casa também são responsáveis pelas perdas de calor para o exterior. E, por isso, é importante colocar elementos que funcionem como um escudo protetor e isolador. Falamos de quadros, espelhos, fotografias e tapeçarias, por exemplo.
 

Outra forma de o fazer é optar por papel de parede, que não deixa o calor escapar, ou pintar a casa em tons quentes, já que as cores escuras acumulam e preservam o valor.

Veja Também