FacebookPixel
Notícias
A companhia perfeita para o seu café
Notícias
voltar \ Como transformar um escritório num apartamento de 100 m2?

Como transformar um escritório num apartamento de 100 m2?

19 nov 2021
Como transformar um escritório num apartamento de 100 m2?
O imóvel, localizado no coração de Madrid, foi construído na década de 1930 e tem uma fachada neoclássica. Fonte: Idealista News

Há cada vez mais pessoas a transformar diferentes espaços em casas. Primeiro, por quererem viver num determinado local onde há falta de oferta de casas e, segundo, para poupar alguns euros, num momento em que os preços das casas estão em alta. Neste caso, María Bernal, gerente da HazteVivienda e arquiteta técnica, explica como foi feita a transformação de escritórios numa casa de mais de 100 metros quadrados (m2) no coração de Madrid (Espanha), no bairro de Justicia.
 

A este edifício aplica-se a Norma Zonal 1 do PGOU (plano de urbanismo), o que permite usufruir de toda a profundidade, desde que cumpridos os restantes requisitos para converter espaços comerciais ou de serviços em habitação. O edifício foi construído na década de 1930 e apresenta uma fachada neoclássica.
 

Especificamente, as instalações de pé-direito duplo tinham sido utilizadas até agora como escritórios e têm 111 m2. Para realizar a mudança foi projetada uma ampla sala de estar com orientação a sul, uma sala de jantar que liga e separa o ambiente da sala de estar e da cozinha, esta última situada no eixo central do imóvel, onde se encontra a lavandaria.
 

Foi criado um corredor que define uma área de transição entre as áreas diurna e noturna. Nesta zona de transição encontra-se o WC social e um armário. O corredor é emoldurado por duas portas de ferro forjado. No final do corredor encontra-se a zona noturna, composta por dois quartos em suite, cada um com closet e casa de banho.
 

“É precioso fazer este tipo de mudança de uso para habitação, uma vez que estão integradas de uma forma muito orgânica dentro do edifício. São muitos os primeiros andares e mezaninos, com altura do primeiro andar, em áreas nobres de Madrid que oferecem a possibilidade de transformação para uma magnífica casa”, conclui Bernal.
 

Veja Também