FacebookPixel
Notícias
A companhia perfeita para o seu café
Notícias
voltar \ Comprar ou arrendar casa em 2022? O que fazer antes de decidir

Comprar ou arrendar casa em 2022? O que fazer antes de decidir

04 jan 2022
Comprar casa é um objetivo de vida para muitas pessoas, mas esta é uma decisão que precisa de ser bem ponderada. Fonte: Idealista News

Comprar casa (ou não) em 2022? Será melhor comprar ou arrendar casa? Como tomar uma decisão e que impacto poderá ter a mesma no orçamento familiar? Terminámos 2021 a lançar esta questão e entramos no novo ano a abordar o mesmo assunto. A verdade é que a compra de casa muitas vezes é uma decisão para a vida, sendo por isso crucial estar bem informado sobre todos os passos a dar antes e durante o processo. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.
 

Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.
 

Queres iniciar o novo ano com a compra da casa dos teus sonhos? Informa-te connosco sobre vários aspetos a ter em conta quando avaliares as opções e te decidires pela compra.
 

Relembramos que a compra de casa, nomeadamente quando feita com recurso a crédito habitação, tem associado um compromisso de longo prazo, vários anos. Portanto, ficarás limitado ou amarrado no que respeita à tua mobilidade.  
 

Há problemas, como por exemplo uma situação de desemprego, de mudança geográfica de emprego, ou de crescimento da família, que podem obrigar à mudança de casa e às consequentes dificuldades, sendo a mais comum a de ter de suportar custos extras.
 

Arrendar é boa opção? 

Com este elenco de problemas queremos alertar-te para outra questão. E se optares pelo arrendamento? Se a escolha recair por esta via tens o problema da mobilidade, à partida, resolvido. O arrendamento poderá revelar-se, pois, a decisão mais acertada ou conveniente sobretudo para as franjas mais jovens ou para o consumidor que não tem, ainda, uma grande estabilidade familiar e profissional.  
 

Comprar ou arrendar casa
https://www.rtp.pt/noticias/pais/escolas-reabrem-a-10-de-janeiro_a1374165
 

Poder-se-á afirmar que o arrendamento permite sem quaisquer dúvidas uma maior liberdade no momento de troca de habitação. Ou seja, para responderes a novos desafios, como a resposta a ofertas de emprego, ou às necessidades do crescimento da família, basta rescindires o contrato de arrendamento e podes mudar-te para outra localidade.
 

Outro aspeto que deves incluir na tua ponderação é o facto de a tua vida estar facilitada ao teres um arrendamento e não um imóvel que ainda estás a pagar ao banco se decidires mudar de trabalho, não só para outra região do país, mas também para o estrangeiro.

Veja Também
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome  
   
Contacto
 
Mensagem