FacebookPixel
Notícias
A companhia perfeita para o seu café
Notícias
voltar \ Crédito habitação: quais são as taxas associadas?

Crédito habitação: quais são as taxas associadas?

25 nov 2021
Crédito habitação: quais são as taxas associadas?
A taxa de esforço e as taxas de juro estão associadas ao crédito habitação. E neste artigo explicamos uma por uma. Fonte: Idealista News

Comprar uma casa é – para muitos - a realização de um sonho. Mas recorrer a um crédito habitação pode revelar-se um verdadeiro desafio. É preciso reunir toda a documentação necessária, bem como as poupanças para pagar as despesas iniciais da aquisição. A par de tudo isto é importante estar bem informado sobre todas as taxas associadas ao crédito habitação. Explicamos uma por uma neste artigo para que não haja surpresas.
 

Contratar um crédito habitação para comprar casa pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Podes recorrer a um intermediário de crédito para te ajudar em todo o processo e comparar as melhores opções no mercado, ou podes optar por resolver tudo sozinho. De uma forma ou de outra, o importante mesmo é estares bem informado sobre o todo o processo e saber todas as taxas que estão associadas ao crédito habitação.
 

Primeiro, é preciso reunir a  documentação pessoal – do titular e possíveis fiadores – que é exigida pelo banco para comprovar a capacidade de pagar o empréstimo. Depois, tens de reunir a entrada inicial que deve corresponder no mínimo, a 10% do valor total do crédito habitação.
 

o que é preciso saber sobre o crédito habitação
Foto de Pavel Danilyuk en Pexels
 

Quanto às taxas associadas ao empréstimo da casa, “estar consciente do que significa, por exemplo, a taxa de esforço ou a taxa de juro do crédito habitação, pode tornar o processo mais simples e até mesmo ajudar a poupar algum dinheiro”, explicam os especialistas do idealista/créditohabitação.
 

E onde podemos encontrar estas informações? Na Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE), um documento que garante o direto de informação ao cliente sobre o crédito habitação na fase de proposta ou contrato. Para ajudar a esclarecer tudo isto, elaborámos um glossário com as taxas de crédito habitação com as quais habitualmente nos deparamos, mas não sabemos exatamente o que significam.
 

Taxas de juro no empréstimo da casa
Foto de RODNAE Productions en Pexels
 

Taxa de esforço no crédito habitação

 

taxa de esforço num crédito habitação será um dos elementos fundamentais para o banco decidir se existe necessidade de fiadores, qual o valor do empréstimo e se é aprovado ou não. Representa o peso que a prestação mensal do crédito habitação tem no rendimento familiar. E não deve ser superior a 30%.
 

Como é que podemos calcular a taxa de esforço no crédito habitação? Fazendo a seguinte operação:
 

Total das prestações financeiras / Rendimento do agregado familiar x 100 = percentagem da taxa de esforço
 

Quais as taxas no crédito habitação
Foto de MART PRODUCTION en Pexels
 

Taxas de Juro no crédito habitação

As taxas de juro associadas ao crédito habitação são várias e podem dividir-se em dois grandes grupos: as taxas de juros gerais e as especificas. Estes são os juros que existem em cada grupo.
 

Taxas de juro gerais:

  • TAN (Taxa de Juro Anual Nominal): representa o custo associado aos juros do empréstimo e é composta pelo indexante e pelo spread. O indexante trata-se da Euribor (a taxa de juros aplicada a empréstimos pelos bancos da zona Euro) que é mesmo a taxa de juro de referência e que pode influenciar o valor da prestação no caso dos créditos habitação com taxa variável ou mista. O spread, por sua vez, pode ser entendido como sendo a margem de lucro do banco;
  • TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetivos Globais): uma das mais importantes a ter em conta porque reflete, em termos anuais, os custos totais do crédito habitação, incluindo, além dos juros, outras despesas associadas como seguros, comissões, e é expressa em percentagem.
  • MTIC (Montante Total Imputado ao Consumidor): valor do custo total do empréstimo.
Juros no crédito habitação
Foto de SHVETS production en Pexels
 

Taxas de juro específicas:

  • Taxa Fixa: solicitar um crédito habitação com taxa fixa significa que o valor da prestação mensal se mantém no mesmo valor até ao final do empréstimo;
  • Taxa Variável: o valor das prestações mensais pode variar consoante o indexante;
  • Taxa Mista: a prestação é constante durante determinado período e varia no período após a fixação de taxa.


Assim, depois de compreender melhor quais são as taxas do crédito habitação poderás comparar as propostas de crédito habitação e perceber qual tem as condições mais vantajosas para o teu caso.

Veja Também