FacebookPixel
Notícias
A companhia perfeita para o seu café
Notícias
voltar \ IMI 2022: estes são os prazos para pagar o imposto sobre imóveis

IMI 2022: estes são os prazos para pagar o imposto sobre imóveis

14 jan 2022
Período para pagar a totalidade do IMI ou a primeira prestação termina a 31 de maio de 2022, segundo a Agenda Fiscal de 2022. Fonte: Idealista News

Um novo ano arrancou e já novidades para os proprietários de imóveis, dentro do calendário fiscal para este ano. As taxas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) já foram comunicadas às Finanças pelas autarquias. E também já foi publicado o calendário para pagar este imposto em 2022. À semelhança do ano passado, o primeiro pagamento – total ou da primeira prestação – deverá ser efetuado até dia 31 de maio de 2022. Conhece os prazos para pagar o IMI em 2022 neste artigo preparado pelo idealista/news.
 

Pagamento total do IMI ou 1ª prestação até 31 de maio

 

Esta é a data para efetuar o pagamento da totalidade do IMI em 2022 se o seu valor do imposto for igual ou inferior a 100 euros. Se for superior a 100 euros, este é o prazo limite para pagar a primeira prestação.
 

Atenção que “nos cônjuges não separados de pessoas e bens ou unidos facto, nos casos de prédios urbanos para habitação própria e permanente, em que tenham fixado o respetivo domicílio, o valor referido aplica-se à totalidade do imposto a liquidar, mesmo que o prédio esteja em compropriedade”, lê-se na Agenda Fiscal publicada pelo Portal das Finanças.
 

Pagar prestações de IMI
Foto de Mikhail Nilov en Pexels
 

Pagamento da 2ª prestação depende do valor do IMI

 

O pagamento da segunda prestação do IMI, referente ao ano anterior, tem duas datas que variam consoante o valor do imposto a liquidar:

  • Se o valor for superior a 100 euros e igual ou inferior a 500 euros, o pagamento da segunda prestação deverá ser efetuado até 31 novembro de 2022;
  • Se o IMI a pagar for superior a 500 euros, os proprietários das casas devem pagar a segunda prestação do IMI até 31 de agosto de 2022, informa as Finanças.

Ou seja, quem tiver de pagar um IMI com um valor igual ou inferior a 500 euros pode fazê-lo em duas vezes: a primeira prestação é cobrada até 31 de maio e a segunda até 31 de novembro.
 

Pagar a 3ª prestação para IMI superior a 500 euros

 

Os proprietários de imóveis que tenham de pagar o IMI em 2022 superior a 500 euros, podem pagar o imposto em três prestações, sendo que a terceira e última deverá ser paga até ao dia 31 de novembro de 2022.

Posto isto, nestes casos em concreto é possível pagar a primeira prestação do IMI até 31 de maio, a segunda até 31 de agosto e a terceira até 31 de novembro.
 

Pagar AIMI em 2022
Foto de Kindel Media en Pexels
 

Pagar AIMI até 31 de setembro de 2021

 

Também já é conhecido o prazo para pagar o Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI), um imposto que prevê taxas adicionais sobre os imóveis que possuem valores patrimoniais superiores a 600 mil euros.  

De acordo com a Agenda Fiscal, o pagamento do AIMI “devido pelos sujeitos passivos singulares ou coletivos titulares, a 1 de janeiro 2022, de prédios urbanos com afetação habitação ou terrenos para construção” deverá ser pago até dia 31 de setembro de 2021.

Veja Também
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome  
   
Contacto
 
Mensagem