FacebookPixel
Notícias
A companhia perfeita para o seu café
Notícias
voltar \ Truques para remodelar a casa e aproveitar a luz natural

Truques para remodelar a casa e aproveitar a luz natural

04 out 2021
Truques para remodelar a casa e aproveitar a luz natural
Pavimentos e paredes em tons neutros são realçados com detalhes em cores mais escuras. As portas deslizantes dão o toque final. Fonte: Idealista News

Artigo escrito por Juan Carlos Fernández, arquiteto e sócio do Ventura Estudio
 

Não há nada como um espaço iluminado. A luz natural é um elemento fundamental no design, pois determina as cores e os materiais de todas as divisões da casa. Existem espaços que permitem cores mais escuras e espaços em que é melhor utilizar materiais e neutros/ claros. Cada projeto é diferente e único.
 

No caso deste apartamento, localizado no segundo andar de um prédio voltado para uma rua estreita no coração de Madrid, no bairro dos Embajadores, decidimos aproveitar o máximo de luz natural possível no interior ao planear a reforma integral.
 

Optámos por paredes ‘off-white’ e outras em carvalho em todo o volume central. O carvalho reflete a luz de uma forma calorosa e agradável.
 

Ao utilizar madeira nas paredes, decidimos colocar um pavimento contínuo e luminoso, que reflete a luz natural que entra pelas janelas para o resto do espaço. Contrastamos com elementos, tecidos e acessórios de tons mais escuros, que conferem elegância e caráter a cada divisão.
 

No que diz respeito à distribuição do apartamento, pretendíamos que os espaços pudessem funcionar unidos ou separados se necessário, pelo que se utilizaram portas de correr ocultas e portas pivotantes que, ao abrirem, desaparecem e deixam passar maior quantidade de luz natural.
 

A casa tem uma área de cerca de 100 m2, distribuída por uma sala comum com cozinha aberta, um quarto principal com closet e casa de banho privativa, outra divisão polivalente que funciona como escritório ou quarto, e uma segunda casa de banho de hóspedes. Este é o resultado da aplicação de todas essas máximas:
 

Veja Também